ARTIGOS E ENTREVISTAS
Aikido e o Amor pela Arte
Por Guilherme Salgueiro Borges

DOJO – RIO DE JANEIRO

AIKIDO E O AMOR PELA ARTE
(TESE PARA SHODAN faixa preta, do Insituto Takemussu)

GUILHERME SALGUEIRO BORGES
YAMATO

NÃO É MUITO FÁCIL ESCREVER SOBRE O AIKIDO, A ARTE JAPONESA CRIADA POR MORIHEI UESHIBA, O’ SENSEI (GRÃO MESTRE DO AIKIDO), POIS O TEMA É MUITO ABRANGENTE E QUEM TEM CONHECIMENTO SOBRE A TAL ARTE, DEVE TER NO MÍNIMO ANOS DE EXPERIÊNCIA PARA PODER EXPLICAR O QUE REALMENTE O AIKIDO SIGINIFICA. O QUE NÃO É O MEU CASO, PORQUE HOJE ESTOU TENTANDO PISAR NO PRIMEIRO DEGRAU DE UMA ESCADA E CONTINUAR À SEGUIR UM ELO QUE NÃO TEM FIM.

MAS PARA COMEÇAR, DEVEMOS FAZER COMO EU FIZ EM 26 DE SETEMBRO DE 1994,
PRIMEIRO PROCURAR UM DOJO QUE TENHA UM SENSEI QUE LHE PASSE CONFIANÇA E LHE DÊ AQUILO QUE VOCÊ PROCURA: SABEDORIA, DEFESA PESSOAL, CONHECIMENTO, AMIZADE, TÉCNICAS, HARMONIA, PAZ, MARCIALIDADE.

CADA PESSOA ENTRA NO AIKIDO COM UM INTUITO, E ASSIM SE SEGUE NO CAMINHO DA HARMONIA, SÓ QUE NO FINAL (QUE NÃO EXISTE UM FINAL) PERCEBEMOS QUE NÓS ALUNOS APRENDEMOS E RECEBEMOS TODOS OS PROPÓSITOS ACIMA CITADOS E NEM REPARAMOS ESSA VERDADE, O QUE FAZ DAS NOSSAS VIDAS CADA VEZ MELHOR.

É ÓBVIO QUE CADA UM TEM O SEU TEMPO DE APRENDIZADO, UNS COMEÇAM E LOGO PERCEBEM O CAMINHO (DO) E O AMOR UNIVERSAL (AIKI), ENQUANTO OUTROS THILHAM E VÊEM QUE ESTÃO NA ESTRADA ERRADA, ACHANDO QUE O AIKIDO É SIMPLESMENTE UM SISTEMA DE COMBATE.

DE OUTRA FORMA TEM ALUNOS QUE SÃO ABANDONADOS E SE PERDEM NO MEIO DO NADA, COMO ACONTECEU COMIGO E OUTROS NO ANO DE 2000.

NO AIKIDO EM GERAL, OUTRAS PESSOAS ABANDONAM DE VEZ A ARTE, POR NÃO TEREM PROFESSORES CAPAZES E HABILITADOS A ENSINAR, POR NÃO TER UM LUGAR COMO O INSTITUTO TAKEMUSSU, UM LUGAR DE NÍVEL INTERNACIONAL E UMA ESCOLA SÉRIA, NO QUAL APRENDEMOS O AIKIDO TRADICIONAL, ATRAVÉS DO MESTRE WAGNER BULL.

NO MEU CASO COMO AIKIDOÍSTA, TENDO 10 ANOS DE TREINOS E APRENDIZADOS, DE PURA DEDICAÇÃO, FIQUEI UM TEMPO A MERCÊ DO NADA, DE PERDER A INDICAÇÃO DO CAMINHO. NÓS TEMOS QUE TER MUITA FORÇA DE VONTADE PARA BUSCAR AQUILO QUE ESTÁ NO SANGUE E NO CORAÇÃO. É NESSA ÉPOCA QUE USAMOS TODAS AS ARMAS NECESSÁRIAS PARA CONTAR COM PESSOAS LEAIS, AMIGAS E QUE SE DEDICAM JUNTO À NOSSA PESSOA PARA TRILHAR O CAMINHO DESCONHECIDO NAQUELE MOMENTO CRÍTICO.

ASSIM COMEÇOU A MINHA HISTÓRIA NO AIKIDO, AO INICIAR ESSE CAMINHO COM O SENSEI LUIS CLAUDIO FREITAS (QUE FOI O MEU PRIMEIRO SENSEI), E NO QUAL EU SOU MUITO GRATO ATÉ HOJE, POR TUDO QUE ELE ME ENSINOU. MESMO SENDO ELE A PESSOA QUE POR MOTIVOS PARTICULARES ABANDONOU ESSA ARTE MARAVILHOSA EM 2000 E FOI VIVER A SUA VIDA, SENDO QUE NOS DEIXOU DE FORMA INEXPLICÁVEL.

EU E MEUS IRMÃOS DE TREINO, FICAMOS PERDIDOS POR ALGUNS ANOS SEM O NOSSO PRIMEIRO SENSEI E TREINAMOS INTENSAMENTE SEM QUE TIVÉSSEMOS UM APOIO, UM SENSEI AO NOSSO LADO TODOS OS DIAS PARA NOS AJUDAR E NOS ENSINAR.

TIVEMOS SOMENTE A COMPANHIA DAQUELES QUE FICARAM PERDIDOS E QUE DEPOIS DE UM TEMPO RESOLVERAM SE JUNTAR NOVAMENTE NO DOJO, PARA QUE NÃO FICASSEMOS TODOS NO MEIO DESTE LONGO CAMINHO, E LEVANDO CONSIGO O AMOR POR AQUILO QUE SE LEVA ANOS PARA APRENDER, OU ATÉ MESMO UMA VIDA.

ASSIM OS ALUNOS DO YAMATO DOJO, CONTINUARAM ESTA SENDA E HOJE EM DIA ESTÃO CADA VEZ MAIS UNIDOS, E SENDO GUIADOS POR UM LÍDER NATO, QUE FOI INDICADO PELO SENSEI LUIS CLAUDIO A INICIAR UMA TURMA EM COPACABANA.

ESSA PESSOA SE CHAMA MAURO SALGUEIRO (DOJOSHO DO YAMATO DOJO) QUE É MEU PRIMO, IRMÃO, AMIGO, E QUE GRAÇAS À SUA FORÇA DE VONTADE, LEALDADE E PERSISTÊNCIA, NOS RECONECTOU AO VERDADEIRO LÍDER DE TODOS, UM SHIHAN, UM HOMEM QUE SE DEDICA DE CORPO E ALMA À ARTE DO AIKIDO, QUE TEM CONHECIMENTO VASTO, DICERNIMENTO, SABEDORIA, QUE FAZ COM QUE ESSE CAMINHO SEJA LONGO E ÁRDUO, MAS SINCERO E CORRETO.

ELE É UM MESTRE QUE POSSUI UM GRAU MUITO ELEVADO E QUE TEM MUITO RESPEITO NO NOSSO LAR (BRASIL) E FORA DELE. O AIKIDO MUNDIAL E BRASILEIRO TEM UM VERDADEIRO LÍDER, UM HOMEM, UM PAI, UM AMIGO QUE SE CHAMA SENSEI WAGNER BULL.

ATRAVÉS DESTE MESTRE, É QUE SEGUIMOS O CAMINHO QUE DEVE SER PERCORRIDO, PARA A VITÓRIA SOBRE SI MESMO (MASAKATSU AGATSU KATSU HAYABI), COMO DIRIA O’ SENSEI, MORIHEI UESHIBA.

E DENTRE OS SEUS OUTROS FILHOS, E SEUS DISCÍPULOS, É QUE VEMOS A NOSSA GRANDE FAMÍLIA TAKEMUSSU REUNIDA, MESMO ESTANDO DISTANTE POR ALGUNS KILÔMETROS EM TODO O BRASIL. ACONTECE QUE ISSO NÃO NOS ATRAPALHA PORQUE, MESMO ESTANDO LONGE, ESTAMOS PENSANDO SEMPRE UNS NOS OUTROS, E ASSIM ESTAREMOS SEMPRE UNIDOS, MAS ISSO NÃO É POR UM MOMENTO E SIM POR TODO O DIA E NOITE.
COMO EU SEMPRE DIGO, O NOSSO BOM É O MELHOR, E O NOSSO MELHOR É ABENÇOADO. . .

A PARTIR DA HUMILDADE, VONTADE DE APRENDER (HIBIJOSHIN), E PERSEVERANÇA, É QUE O CAMINHO SERÁ TRILHADO AGORA... A VONTADE, A GARRA, E O AMOR CONTINUAM SEMPRE.

O QUE É MAIS GOSTOSO E INTERESSANTE, É QUE QUANDO CONTINUAMOS A SEGUIR ESTE CAMINHO, NÓS DEPARAMOS COM CRIAS DO NOSSO MESTRE COMO OS SEUS ALUNOS ALEXANDRE BULL E EDGAR, CORONEL, NEY TAMOTSU, COSTA, FERNANDO SANT’ANNA, RICARDO SILVA, FREDERICO GUIMARÃES, MIURA, SIDNEY E EVA COLDIBELI, DENTRE OUTROS. SÃO PESSOAS QUE ESTÃO À MINHA FRENTE, ME DANDO GRANDES EXEMPLOS DE VIDA E QUE ESTÃO SEGUINDO A SENDA LIDERADA PELO NOSSO SHIHAN E QUE NOS FAZ CHEGAR DE CERTA FORMA AOS ENSINAMENTOS DE MORIHEY UESHIBA, O GRANDE KAMI DO AIKIDO...


NESTE LONGO CAMINHO, TAMBÉM ENCONTRAMOS PESSOAS ESPECIAIS, QUE CONVIVEM AO NOSSO LADO E CONVIVERAM NO MESMO DILEMA POR UMA ÉPOCA, COMO JOÃO MARCELO, ALBERTO COIMBRA, ANTONINO BARRETO, WAGNER CASTELO, MARCO AURÉLIO, CARLOS ANDRADE, CARLOS E PAULO CIRTO, GERALDO, FILIPE DAFLON, ALEXANDRE CORSIA, SERGIO RABELLO E MUITOS OUTROS QUE REALMENTE QUEREM APRENDER A ARTE DA PAZ, E QUE ESTARÃO OU JÁ ESTIVERAM UM DIA AQUI NO LUGAR QUE EU ESTOU AGORA E FARÃO COM QUE ESTE MOMENTO SEJA UM DOS MAIS ESPECIAIS DE NOSSAS VIDAS.



NO MOMENTO NA MINHA TESE NÃO ADIANTA FALAR COISAS QUE JÁ EXISTEM EM LIVROS, QUE JÁ ESTÃO NA HISTÓRIA DO AIKIDO. O QUE EU TENHO QUE PASSAR PARA TODOS VOCÊS É O QUE EU SINTO NO CORAÇÃO AGORA, AINDA MAIS COM A PRESENÇA DE PESSOAS ILUSTRES, COMO TODOS QUE ESTÃO AQUI HOJE, POIS QUERO QUE SAIBAM QUE O AIKIDO É MINHA VIDA...

O QUE O AIKIDO MOSTRA À VOCÊS QUE ESTÃO DO LADO DE FORA DO DOJO, NÃO É A MESMA COISA QUE EU SINTO NO CORAÇÃO À CADA AULA, NOS SEMINÁRIOS, NOS MEUS APRENDIZADOS COM O SHIHAN WAGNER BULL, COM UM FUKUSHIDOIN OU ATÉ MESMO COM UM MUKYU.

O AIKIDO NÃO TEM EXPLICAÇÃO, QUANDO PERGUNTAMOS AO NOSSO CORAÇÃO O QUE ESTAMOS SENTINDO, E POR UM MOMENTO NÃO SABEMOS RESPONDER.

ISSO ACONTECE PORQUE SÓ O CORPO, O ESPÍRITO E A MENTE RESPONDE POR SI SÓ QUANDO ESTAMOS CENTRADOS DENTRO DE UMA HARMONIA CONSTANTE. SÓ O CORAÇÃO APAIXONADO PODE DIZER O QUE SENTIMOS PELO AIKIDO E POR ALGUÉM, O AIKIDO É PARA A VIDA. É O CAMINHO PARA RECONCILIARMOS O MUNDO.

AQUI ESTÁ O MEU AMOR PELA ARTE DO AIKIDO.

PRIMEIRO GOSTARIA DE AGRADECER À DEUS POR ESTAR VIVENCIANDO ESTE MOMENTO ÚNICO.

AGRADECER AO GRÃO MESTRE MORIHEI UESHIBA POR DEIXAR ESTA JÓIA, ESTE TESOURO PARA A HUMANIDADE E QUE TODOS NÓS POSSAMOS ENTENDER E DESFRUTAR DE ALGUMA FORMA O AIKI (O AMOR UNIVERSAL), E SEGUIR O BUDO (CAMINHO DO GUERREIRO).

QUERO AGRADECER AOS MEUS PAIS, UMBERTO BORGES E MARÍLIA SALGUEIRO BORGES PELO AMOR, CARINHO E DEDICAÇÃO À MINHA CRIAÇÃO, EDUCAÇÃO. QUE DEUS SEMPRE DEU À ESTES DOIS SERES ETERNOS, MEUS DOIS VERDADEIROS MESTRES QUE ESTARÃO EM MEU CORAÇÃO PARA O RESTO DE MINHA VIDA.

À MINHA FAMÍLIA SALGUEIRO E BORGES EM GERAL, PADRINHO, MADRINHA, PRIMOS , O MEU MUITO OBRIGADO. AO MAURO, QUE É UM GRANDE IRMÃO, PRIMO E SENSEI. OBRIGADO POR CONFIAR EM MIM, E ME TER COMO SEU BRAÇO DIREITO NO YAMATO DOJO.

AGRADECER ESPECIALMENTE AO SENSEI WAGNER BULL, POR SER UM VERDADEIRO MESTRE, POR SUA TOTAL DEDICAÇÃO AO AIKIDO, POR SER UM EXEMPLO À TODOS NÓS PELO SEU CARÁTER, SABEDORIA, PERSEVERANÇA, EXPERIÊNCIA, E AMOR PELO QUE FAZ. OBRIGADO PELAS OPORTUNIDADES E DE APRENDER ESTA ARTE COM O SENHOR.

AGRADECER AO SEU FILHO, ALEXANDRE BULL, UMA PESSOA QUE REALMENTE TENHO UMA GRANDE ADMIRAÇÃO, ORGULHO POR SER UM GRANDE AIKIDOÍSTA E POR SEU UM GRANDE AMIGO MEU, UM IRMÃO.

AOS MEUS AMIGOS ETERNOS E DE INFÂNCIA, AOS MEUS AFILHADOS E TODOS AQUELES QUE ESTÃO SEMPRE À MINHA VOLTA.

AOS AMIGOS QUE CONHECI ATRAVÉS DOS TREINOS NOS DOJOS, DOS SEMPAIS AOS KOHAIS, AOS GRADUADOS CITADOS ACIMA, COMO OS ALUNOS DO YAMATO DOJO, TODOS OS ALUNOS DO RIO DE JANEIRO, NITERÓI, SÃO PAULO E MINAS EM GERAL, QUE EU SEMPRE TENHO OPORTUNIDADE DE TREINAR E APRENDER SEMPRE .

ÀS PESSOAS QUE PASSARAM NA MINHA VIDA E DEIXARAM GRANDES RECORDAÇÕES, E AOS MEUS AMIGOS DO TRABALHO, QUE SÃO PRA MIM COMO UMA GRANDE FAMÍLIA.

AGRADECER TAMBÉM ÀS PESSOAS QUE ME AJUDARAM MUITO, COMO AQUELAS QUE ME RECUPERARAM DE ALGUMAS LESÕES QUE INTERROMPERAM OS MEUS TREINOS NO AIKIDO POR UM TEMPO, COMO DRA. LILIAN PONZONI, E AGRADECER A PRÓPRIA LÍLIAN, QUE É ESSA PESSOA LINDA E MARAVILHOSA, E QUE NESTE MOMENTO ESPECIAL DA MINHA VIDA É A PESSOA RESPONSÁVEL POR ESTAR ME FAZENDO MUITO FELIZ, POR ESTAR SEMPRE AO MEU LADO, ME AMAR , SER A MINHA NAMORADA, MINHA FUTURA NOIVA, MEU GRANDE AMOR. SOU MUITO GRATO À VOCÊ.

EU TE AMO MUITO E OBRIGADO POR EXISTIR.

OBRIGADO À TODOS.

GUILHERME S. BORGES




BIBLIOGRAFIA:

O CAMINHO DA SABEDORIA,
WAGNER BULL
(7ª EDIÇÃO, SÃO PAULO, ED. PENSAMENTO, 1998) E
(10ª EDIÇÃO, 3 VOLUMES, SÃO PAULO, ED. PENSAMENTO, 2003).

2. A FILOSOFIA DO AIKIDO
JOHN STEVENS

3. OS SEGREDOS DO AIKIDO
JOHN STEVENS

4. O ESPÍRITO DO AIKIDO
KISHOMARU UESHIBA

5. BUDO – ENSINAMENTOS DO FUNDADOR DO AIKIDO
KISHOMARU UESHIBA










Galeria de Fotos




Copyright © 1996 InstitutoTakemussu Brazil Aikikai.